Complexidade na simplicidade

08/11/2017 22:58

                A correria do mundo “moderno” me fez pensar se realmente estamos experimentando um processo de modernidade ou é apenas um turbilhão de informações que ao invés de simplificar acaba tornando complexo as coisas que na prática deveriam ser simples.

                Esta semana fui numa farmácia comprar leite em pó para meu neto...

                Uma moça muito educada me abordou, perguntando se eu precisava de ajuda. Eu disse: – Não, obrigado! Preciso apenas de um leite em pó. Ela então completou: – Então meu senhor! Qual a idade da criança? – Um ano e meio. – Olha só! Temos essas opções (mostrando-me uma prateleira que ocupava uma parede toda da farmácia) Deveria ter uns trinta tipos de leite em pó. Resultado... Perguntei qual era o mais barato, ela me entregou e levei. Cheguei em casa a minha esposa abriu a sacola da farmácia e já deu o grito! “Mas que merda! Era pra ser o “Prêmium” de cinco estrelinhas com bordas azuis.” (Fiquei quieto na minha ignorância!)

                Fraldas? Eu já desisti de comprar! Antes não tinha erro: Pampers ou Mônica tamanho G ou M, agora são tantas Pampers e Mônicas que fico com receio de estar levando uma outra mercadoria. Um dia desse levei uma fralda geriátrica, achei que estava arrasando!

                Ontem, antes de voltar para casa, resolvi passar no Mcdonalds e comprar um sanduíche para meus filhos. Gente! Era tão fácil quando a gente pedia sanduiches assim: “Me dá um X-Tudo, com ou sem abacaxi, com ou sem pasta de alho” e pronto!

                Agora no Mcdonalds não! Meu diálogo com a atendente foi mais ou menos assim:

                – Boa noite senhor! Qual o seu pedido?

                – Quero dois sanduiches para viagem.

                – Sim Senhor! Carne bovina, frango ou peixe?

                – Carne Bovina, por favor!

                – Bem... Temos as seguintes opções: CAPRESE, CLUBHOUSE, CRISPY ONION BARBECUE, BIG TASTY, DELUXE BACON, BIG MAC, DUPLO QUARTEIRÃO, QUARTEIRÃO COM QUEIJO, CHEDDAR McMELT, GRAND CHEDDAR McMELT, GRAN CHEDDAR, McNÍFICO BACON, TRIPLO BURGER BACON, TRIPLO CHEESEBURGER, DUPLO SALADA, McDUPLO, CHEESEBURGER, e HAMBURGER.

                Fiquei em estado de choque, porque ela disse isso em trinta segundos! Eu tinha entendido apenas um tal de quarteirão, bacon e salada! Ahhhh! E que tinha um tal de Cheddar que eu sabia que era um queijo! Arrisquei no tal de Cheddar.

                – Me dê dois Cheddar!

                – Qual Cheddar senhor? CHEDDAR McMELT, GRAND CHEDDAR ou GRAND CHEDDAR McMELT?

                – (Putzz!!!) Espera! Liguei para meu filho. – João me ajuda! Expliquei a situação... – Pai compra o GRAND para a Ana Luiza e um Cheddar simples para mim. – Tá beleza!

                – Pronto! Quero um GRAND CHEDDAR McMELT e um CHEDDAR McMELT.

                Aí ela me pergunta: – Vai na “promoção” ou só o sanduiche mesmo? Respondi que só sanduiche mesmo. Fiquei com medo dela disparar a falar sobre a tal promoção e me confundir mais ainda!

                – Pois não Senhor! São R$ 64,45.

                Passei o cartão para pagar, pensando... Meu Deus! (Deveria ter escutado a promoção!) O que deve vir nesses sanduíches para custar isso tudo! Bem... Pelo menos o atendimento é rápido!

                Cheguei em casa, meu filho pegou o pacote! Deu uma olhadinha sinistra para mim e entrou no quarto. Logo em seguida mandou mensagem no WhatsApp: – Pohaaaa Pai! (Acho que a tradução é:  Porra Pai!) o meu era para ser o GRAND CHEDDAR. Respondi: – Não filho! Você me disse que o GRAND era para Ana Luiza! – Não Pai! O GRAND CHEDDAR McMELT o meu era o simples: GRAND CHEDDAR.

                Da próxima vez vou me arriscar no quarteirão. Pelo menos é o único em português! Acho que fica mais difícil errar!

           Perguntei depois para o João Victor sobre a tal “promoção” que a atendente havia falado! Ai ele me explicou! Não entendi muito bem. A promoção fica mais caro do que só o sanduíche! Como pode? Que promoção é essa que fica mais caro que o valor já comprado? Ele me disse que vem com fritas (acho que é batata frita) e refrigerante! Viu... complexidade na simplicidade!