Viva a Vivo

25/08/2015 09:24

                Olá querido leitor, vamos a mais uma odisséia deste pobre moribundo que vos fala. Quero deixar bem claro que meu intuito nunca foi de prejudicar ninguém, sempre quis apenas fazer prevalecer os meus direitos, porém ao final desta história vocês vão concordar comigo que o ódio pode se apossar de nossos corações de um momento para outro e a decência e a educação são testadas ao extremo.

                Tudo começou com uma cartinha da Vivo me dizendo que a fidelização ao plano havia finalizado e que eu teria uns bônus para fazer a troca por um aparelho mais moderno e evidentemente, fazer outro plano de fidelização.

                Liguei imediatamente para ver o procedimento, que parecia ser simples. Era só ir a qualquer loja da Vivo, escolher o novo aparelho e pronto. Sairia de aparelho novo, mesmo número e com mais um ano de fidelização. Assim fiz!

                Cheguei à loja do Conjunto Nacional e fui atendido por uma garota muito simpática. Levei a cartinha da Vivo e ela pediu um documento com foto.

                - Hummm Vejamos! Sim o Senhor Tem bônus para troca de um novo aparelho. Tem Preferência por alguma marca?

                - Olha Patrícia (Vi o nome dela no Crachá Rsrsrsr) o meu aparelho até que está legal, o problema é que meu chip é 4G, mas meu celular não tem tecnologia 4G, então queria um modelo 4G para poder usufruir da melhor internet móvel do país.

                Ela sorriu e disse:

                - Olha temos um aparelho aqui o Z3 e o S5 são aparelhos muito bons e são tecnologia 4G, porém com os bônus que o senhor tem, vai ter um bom desconto, mas não dá para pegar um aparelho desse só com os bônus.

                - Tudo bem, pode dividir o restante no cartão em 10x?

                - Com certeza.

                Assim fizemos... Escolhi o S5 que era mais em conta. Ela buscou o aparelho colocou o chip, fez as configurações e foi imprimir o novo contrato de fidelização.

                Percebi neste momento que a cara de felicidade da Patrícia e toda a sua simpatia, estavam se transformando ali mesmo na minha frente. Ela foi franzindo a teste e se aproximando mais perto do monitor.

                - Algum problema Paty?

                - É Patrícia senhor!

                - Ahhh tá! Algum problema Patrícia?

                - O senhor sabe que tem pendências com a Vivo e mesmo assim insistiu em seguir com os procedimentos de troca de aparelho.

                - Como assim? O que você está falando?

                - Senhor José...

                - Opa! José Luiz, por favor!

                - Senhor José Luiz. O senhor tem três pendências de 2012. Contas atrasadas. E com esta restrição não tem como o senhor fazer uso dos bônus.

                - Patrícia Alves Santana, você pode, por gentileza, imprimir estas contas, porque eu não me recordo destas pendências.

                - Pois não Senhor José Luiz Remigio Moreira.

                Ela imprimiu as contas e então eu percebi que aquele número nunca tinha sido meu e que constava um endereço na Asa Norte. Eu nunca morei na Asa Norte.

                Ela disse que iria protocolar um pedido de não reconhecimento da linha. Mas pela cara dela, percebi que não estava acreditando que aquele número nunca tinha sido meu.

                Ela me informou que em cinco dias a ouvidoria da Vivo iria entrar em contato dando resposta ao requerimento e liberando ou não os bônus para a troca do celular.

                Aí começou a minha odisséia pelo número do verdadeiro protocolo.

                Esperei os cinco dias e nada. Então entrei com contato com a Vivo e eles disseram.

                - Olá senhor José Luiz! O senhor sabe que tem bônus para a troca do aparelho?

                - Quem está falando?

                - Meu nome é Patrícia senhor.

                - Então Patrícia (Já senti que não ia ser fácil...), eu já sei disso, só que estou com uma pendência que na verdade não é minha e foi protocolado um pedido de não reconhecimento da linha.

                - Senhor... Não estou entendendo, o senhor não vai reconhecer a sua linha? Com essa atitude o senhor vai abrir mão dos bônus?  

                - Não Paty...

                - Patrícia senhor!

                - Ok Patrícia. É o seguinte...

                Contei toda a história novamente.

                - Ahhh tá. Entendi. O senhor então quer que eu libere os bônus que estão bloqueados porque o senhor não pagou três faturas de 2012.

                - É... Não... Quer dizer. Na verdade a conta não é minha. Esse número nunca foi meu.

                - Senhor, está constando aqui que as contas pendentes estão associadas ao seu CPF.

                - Eu sei criatura divina! Mas não fui eu quem fez essa conta.

                - Ahhh tá. O senhor só não pagou.

                - Sim. Eu não paguei porque nem sabia que existia essa dívida e esse número não é meu. Nunca foi.

                - Hummmm... Já sei. Então é assim. Não será possível a liberação dos bônus até que a conta seja paga.

                Desisti e desliguei.

                Resolvi procurar meus direitos de consumidor.

                Fui ao PROCON. Levei as tais contas que a primeira Patrícia havia me entregado.

                No PROCON:

                - Pois não senhor em que posso ser útil?

                - Olá. É o seguinte... Quero fuder com a Vivo.

                - Calma senhor, o que aconteceu? Conte-me tudo.

                Contei toda a história novamente.

                - Olha senhor. Traga-me as contas detalhadas e o protocolo de atendimento para que possamos protocolar a sua reclamação.

                Entreguei os protocolos que já tinha e o rapaz:

                - Senhor estes protocolos estão vencidos. Vá à vivo e peça um novo protocolo com as contas detalhadas.

                Voltei na Vivo.

                - Olá Patrícia!

                - Oi Senhor José Luiz. Conseguiu regularizar a situação? Pagou as contas?

                Nem respondi.

                - Patrícia... Por favor, eu preciso de uma conta detalhadas daquelas contas atrasadas e um novo protocolo de atendimento.

                - Hummm Vejamos! Ahhh tá. O senhor ainda não pagou. Olha, como é de 2012, não tem como mais emitir a detalhada, precisa ligar na ouvidoria. Anote o número do protocolo e ligue para o 0800...

                Assim eu fiz. Ligue novamente na ouvidoria e juro que se uma tal de Patrícia atendesse eu iria desistir e mudaria de operadora. Gosto demais da Vivo, vocês já repararam né.

                - Boa tarde senhor, posso ajudá-lo?

                - Acho pouco provável, mas vamos lá.

                - Bem primeiramente, o senhor tem o número do protocolo?

                - Qual o seu nome filho?

                - Cesar... Senhor.

                - Então Cesar. Eu tenho uns vinte protocolos, qual você quer?

                - Senhor o mais recente.

                Peguei o papelinho menos amassado e menos rabiscado. Devia ser o mais recente.

                Falei o número do protocolo.

                - Ahhh sim senhor. Tenho todo o histórico aqui. O senhor não pagou umas contas de 2012 e quer receber o bônus para a troca do celular.

                - Isso Cesar. Não paguei e preciso da detalhada para pagar.

                - Senhor para pagar não precisa da detalhada.

                - Tá bom meu anjo. É o seguinte... Estou entrando com um processo no PROCON e preciso desta detalhada para fuder com a Vivo e você vai me ajudar.

                - Senhor. Olha bem! O senhor reconhece essas dívidas?

                - Reconheço sim, já tem tempo que fui apresentado a elas, mas elas não são minhas.

                - Hummm entendi. O senhor já foi numa loja da Vivo e fez esta reclamação?

                - Olha que interessante, não havia pensando nisso!

                - Então senhor. É bem fácil. Qualquer loja da Vivo vai atendê-lo com o maior prazer.

                - Cesar e a detalhada?

                - Estou mandando eletronicamente a detalhada para o número (61) 9999 - ...

                - Cesar. Para! Respira por favor! Ouça-me. Esse número não é meu. Nunca foi.

                - Então porque o senhor que a detalhada?

                - Putz... Pra limpar a minha linda e macia bunda!

                Voltando ao PROCON:

                - Olha, não consegui a porra da detalhada, mas tenho o número do protocolo.

                - Ahhh tá. Legal. Tudo bem, a detalhada era só para saber se não foi realmente o senhor que fez as ligações. Estou providenciado a protocolização da sua reclamação. Se em cinco dias ninguém ligar para o senhor. O senhor volta na loja da Vivo...

                - Ahhh tá! E entro atirando em todo mundo! Vai-te catar!